História

Por meio do Requerimento nº 161, de 2017, foi criada a Comissão Parlamentar de Inquérito, “destinada a investigar a contabilidade da previdência social, esclarecendo com precisão as receitas e despesas do sistema, bem como todos os desvios de recursos, sejam anistias, desonerações, desvinculações, sonegação ou qualquer outro meio que propicie a retirada de fontes da previdência, focando não somente nos valores, mas também nos beneficiários desses desvios”, lido no plenário pelo vice-presidente da Casa, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
Conhecida como CPI da Previdência (CPIPREV), é composta 7 membros titulares e 5 suplentes e tem prazo de 120 dias para conclusão dos trabalhos. Como a instalação ocorreu no dia 26/04/2017, o prazo final de trabalhos da CPI é 08/09/2017.
A CPI tem como Presidente o Senador Paulo Paim(PT) e como Vice-Presidente o Senador Telmário Mota (PTB/RR). O Presidente, seguindo a proporcionalidade partidária, indicou como relator o Senador Hélio José (PMDB/DF).
Paim também é o autor do requerimento para a criação da comissão. Como presidente, ele deve convocar reuniões, audiências, decidir sobre questões de ordem e controlar o cronograma do colegiado. “Vamos convocar todos. Aqueles que dizem que a Previdência é deficitária e aqueles que dizem que ela é superavitária”.
Paim no discurso de posse da CPI, destacou que a base de um país é o homem, o seu povo, a sua gente, brancos, negros, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, empreendedores, trabalhadores e trabalhadoras.
“Um país que almeja ser uma nação tem que priorizar a sua gente, o seu povo. Essa é a pedra angular. Vida e Homem; Princípio e Amor; Respeito, Essência e Sabedoria; Perseverança e Constância. Não somos números e gráficos! Homens é que somos”, afirmou.

Na primeira reunião da comissão, no dia 02/05/2017, foram aprovados 108 requerimentos, entre pedidos de informações, requisição de documentos e convites/convocações para depoimentos perante a Comissão.

“Todos os membros vieram espontaneamente a esta comissão porque querem abrir essa caixa, que chamamos fechada, da Previdência. Nós queremos esclarecer os fatos. Por isso que todos serão chamados a falar, empregado, empregador, representante da Receita Federal, do Ministério Público, da própria Polícia Federal, do governo e até técnicos” disse Paim.